26º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS

Regulamento Geral

 1. DISPOSIÇÕES GERAIS

O 26º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS é realizado por um grupo de instituições de ensino superior - IES que estabelecem as normas e condições para inscrição, avaliação e apresentação de trabalhos no Evento.

O objetivo do Evento é estimular as atividades de pesquisa, oferecendo a comunidade acadêmica a oportunidade de divulgar os resultados de seus trabalhos, além de promover o intercâmbio entre estudantes da Educação Básica, graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento.

O evento é gratuito, totalmente online e ocorre nos dias 06 a 10 de Novembro de 2023.

 

2. PARTICIPAÇÃO

2.1 Trabalhos - Resumo Expandido e Vídeo

2.1.1 Para apresentação de trabalhos no Evento o autor deve realizar a inscrição até às 18 horas (horário de Brasília) do dia 01 de Outubro de 2023, pelo site https://eac.pgsscogna.com.br/, preenchendo todos os campos. Ao final da inscrição um número de protocolo é gerado o qual deve ser utilizado para futuras consultas.

2.1.2 Podem ser inscritos trabalhos de professores e alunos do Ensino Médio, Ensino Fundamental, Ensino Superior e de Pós-graduação nas seguintes categorias:

I. Ensino Médio – Trabalho escolar, sob a orientação de um professor, desenvolvido por alunos do 1º ao 3º ano, ou que terminaram o Ensino Médio no ano de 2021;

II. Ensino Fundamental – Trabalho escolar, sob a orientação de um professor, desenvolvido por alunos do 5º ao 9º ano;

III. Acadêmico – Trabalho de pesquisa vinculado à(s) disciplina(s), sob orientação de um professor, desenvolvido por aluno de graduação nas modalidades presencial e a distância;

IV. Iniciação Científica – Trabalho de Iniciação Científica, desenvolvido por alunos de graduação participantes de Programas de Iniciação Científica (bolsistas ou voluntários), vinculados a projetos de pesquisa sob orientação de um professor ou pesquisador;

V. Pesquisa – Trabalho de relevância científica, desenvolvido por professores e/ou pesquisadores;

VI. Pós-Graduação – Trabalho de pesquisa, desenvolvido por alunos de especialização, mestrado e doutorado; e

VII. TCC – Trabalho de Conclusão de Curso de aluno de graduação sob orientação de um professor ou pesquisador.

VIII. Extensão Universitária – Trabalho desenvolvido por professores e alunos universitários que relata os resultados de ações/atividades de extensão realizados no âmbito da sociedade local/regional.

2.1.3 Todos os autores inscritos no Evento, autorizam o uso das imagens vinculadas aos trabalhos, para os devidos fins de direito, no todo ou em parte, captadas no 26º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS, em fotografias e vídeos, documentos e outros meios de comunicação, inclusive na internet. Autorizam ainda, as reproduções necessárias, para ser utilizado em campanhas promocionais e institucionais da Cogna e suas Instituições vinculadas.

I. Caso o vídeo veicule imagens de outras pessoas, além dos autores do trabalho, é necessário que os autores tenham a guarda de autorização formal do uso da imagem. Este documento pode ser solicitado pela Comissão Organizadora a qualquer tempo.

2.1.4 O trabalho deve ser inscrito no site do Evento no formato de resumo expandido e ser acompanhado do link do vídeo publicado no Youtube, enquadrando-se nas seguintes regras:

I. Apresentar Título, Palavras-chave, Introdução, Objetivo, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão e Referências;

II. Cada parte do trabalho deve ser inserida nos respectivos campos, respeitando o número mínimo e máximo de caracteres indicados no site do Evento;

III. Tabelas, figuras e outros elementos gráficos não podem ser incluídos no trabalho;

IV. Além do resumo expandido, para finalizar a inscrição do trabalho, os autores devem também informar o link do vídeo do trabalho (mais informações: https://eac.pgsscogna.com.br/trabalhos.php)

V. Todos os trabalhos devem conter a inscrição de um docente ou pesquisador como orientador.

 

2.1.5 Cada trabalho deve conter no máximo 10 (dez) autores.

2.1.6 As informações são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e são disponibilizados nos Anais e certificados na forma em que foram inscritas.

2.2 Palestras e Cursos de Curta Duração

2.2.1 Para apresentação de palestra e/ou curso de curta duração no 26º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS os professores dos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unopar, Unic, Uniderp e Unian devem encaminhar, até 30/06/2023, os seguintes dados: o título do trabalho e mini currículo.

I. O link do vídeo, previamente publicado no YouTube e validado pela Comissão do Programa de Pós-Graduação deve ser enviado à Comissão Científica do Evento até 31 de outubro de 2023. Será disponibilizado link com planilha para preenchimento dos campos: título, autores, e-mail, área, curso, mini currículo (de dois parágrafos) e o link do vídeo; e

II. Podem ser encaminhados palestras e cursos de curta duração de autoria de professores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Cogna; e

III. Podem ser encaminhados palestras e cursos de curta duração de professores/doutores de cursos de graduação de IES da Companhia, convidados pela Comissão Técnica do Evento.

2.2.2 Para ministrar Palestras Magnas devem ser autores externos renomados, com reconhecido conhecimento sobre o tema a ser apresentado. O palestrante deve ser indicado/recomendado pelos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Companhia até 30 de maio de 2023.

I. Juntamente com as indicações das coordenações dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu é necessário o envio à Comissão Organizadora do Evento o título da palestras, autores e mini currículo destes.

II. As palestras devem atender temas das seguintes áreas: Ciências Ambientais; Ciências Agrárias; Ensino; Educação Física/Fisioterapia; Farmácia/Biotecnologia; e Odontologia.

 

3. AVALIAÇÃO

3.1 Todos os trabalhos inscritos (resumo expandido e vídeo) são submetidos à análise pela Comissão Científica do Evento e consultores ad hoc.

I. Os trabalhos inscritos que não atenderem às normas (resumo expandido e vídeo), não são aceitos para apresentação; e

II. A relação dos trabalhos aprovados para apresentação é divulgada no site do Evento a partir do dia 03 de Novembro de 2023.

3.2 Os trabalhos aprovados são disponibilizados no site durante o evento (acesso ao vídeo e resumo expandido).

3.3 A inscrição de trabalho implica na concordância e aceitação de todas as condições deste Regulamento, por parte do autor.

3.4 As decisões da Comissão Científica não podem sofrer recursos ou impugnações em qualquer fase do processo.

3.5 Os casos omissos são resolvidos pela Comissão Científica do Evento.

 

4. CERTIFICAÇÃO

4.1 A certificação dos trabalhos está condicionada ao cumprimento dos itens:

I. Aceite do trabalho para apresentação no Evento; e

II. Responder aos comentários enviados ao trabalho durante o período do evento;

III. Validação pela Comissão Científica do Evento.

4.2 Os trabalhos aprovados para apresentação que atendem aos critérios da Comissão Científica, recebem certificação online. Os certificados são gratuitos.

4.3 Palestras e cursos de curta duração aceitos recebem certificação online. Os certificados são gratuitos.

4.4 Ouvintes das palestras e cursos de curta duração podem receber certificação com carga horária de 60 minutos, desde que respondam as questões de múltipla escolha com 100% de acerto.

 

5. PUBLICAÇÃO EM ANAIS

5.1 Somente os trabalhos aceitos para apresentação são publicados no Anais do 26º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS.

 

Comissão Organizadora do 26º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS. Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu – Cogna