No âmbito do 26º Encontro de Atividades Científicas, todos os trabalhos submetidos passam por uma avaliação rigorosa, conduzida por, pelo menos, dois consultores ad hoc. Esses especialistas analisam criteriosamente o conteúdo do resumo, a redação científica, a relevância do trabalho, bem como a qualidade e originalidade do vídeo associado. Os consultores destacam os trabalhos mais notáveis, recomendando-os para concorrer aos prestigiosos prêmios do evento. Os trabalhos que recebem as pontuações mais elevadas, juntamente com a indicação ao prêmio, são cuidadosamente selecionados. Dada a magnitude do evento, com mais de 3.000 trabalhos submetidos e a participação de cerca de 1.000 consultores voluntários, as notas específicas dos trabalhos não são publicadas, garantindo um processo eficiente e imparcial.

  • As inscrições dos trabalhos são gratuitas
  • O evento é totalmente virtual e não há apresentação presencial dos trabalhos

Autor e Ouvinte

  • O cadastro é rápido, simples e gratuito;
**Caso o autor já tenha efetuado o cadastro nos eventos anteriores, não é necessário realizar um novo registro. Para a atualização dos dados efetue login no sistema no ícone "Acessar minha conta".


  • TODOS os autores devem ser cadastrados antes do trabalho, inclusive o professor orientador;
  • Após a finalização, o autor receberá e-mail de confirmação do cadastro.

Trabalho

Para evitar a reprovação do seu trabalho, leia atentamente as instruções abaixo.

Prazo de submissão: 01/10/2023


Informações gerais

  • As inscrições são gratuitas e apresentação é 100% online.
  • Antes de iniciar o cadastro do trabalho, certificar-se que todos os autores foram cadastrados;
  • Trabalhos com conteúdo semelhante serão cancelados, assim como trabalhos já apresentados nos eventos anteriores;
  • Vincular todos os autores do trabalho nos seus respectivos campos, inclusive o professor orientador;
  • Indicar um autor responsável e um orientador no cadastro de cada trabalho inscrito;
  • Cada trabalho pode conter no máximo 10 (dez) autores;
  • Os autores podem inscrever os trabalhos nas categorias: Ensino Médio, Ensino Fundamental, Acadêmico, Iniciação Científica, Pesquisa, Pós-graduação, TCC e Extensão Universitária.

 

Cadastro do Trabalho

  • Acesse o site do evento: https://eac.pgsscogna.com.br e clique em >> Acessar Minha Conta;
  • Informe o e-mail e senha cadastrados;
  • Clique no Menu > Trabalhos > Cadastrar Trabalho.
Prazo de submissão: 01/10/2023

 

Resumo expandido

O trabalho deve ser inscrito no formato de resumo expandido, respeitando o número mínimo e máximo de caracteres dos campos abaixo (o total de caracteres considera os espaços):

  • Título
  • Palavras-chave (3 a 5 palavras)
  • Introdução (600 a 1000 caracteres)
  • Objetivo (100 a 400 caracteres)
  • Material e Métodos (400 a 1000 caracteres)
  • Resultados e Discussão (600 a 1000 caracteres)
  • Conclusão (200 a 500 caracteres)
  • Referências (100 a 1000 caracteres)
  • Apoio (se houver)

Veja exemplos de resumos publicados nos eventos anteriores:

Vídeo

  • Além do cadastro do trabalho no formato de resumo expandido, os autores devem encaminhar o link do vídeo (Youtube) com informações referentes ao trabalho inscrito;
  • O vídeo deve ter duração máxima de 5 (cinco) minutos;
  • O vídeo deve estar postado no Youtube e o link compartilhado na submissão do trabalho deve ser o link curto (exemplo: https://youtu.be/uflOp2qlMxU);
  • A visibilidade do vídeo deve ser PÚBLICO, caso contrário o vídeo não poderá ser visualizado pelos avaliadores e participantes do evento;
  • As imagens e áudio do vídeo devem ser de boa qualidade;
  • Os trabalhos que não atenderem os itens acima serão reprovados automaticamente.

 

Para auxiliar os autores na elaboração do vídeo, seguem alguns tutoriais abaixo:

Avaliação

Para os autores
  • Todos os trabalhos inscritos são submetidos à avaliação por, pelo menos, dois professores da área do trabalho. Os seguintes itens são avaliados:
  • 1) Resumo expandido: Título, Introdução, Objetivo, Material e Métodos, Resultados, Relevância para a área de conhecimento, Conclusão, Referências, Originalidade e Redação científica (ortografia, concordância, clareza e formato).
  • 2) Vídeo: originalidade, clareza, criatividade e qualidade do vídeo - imagem e som.

 

Para os consultores
  • O Encontro de Atividades Científicas (EAC) conta com a colaboração voluntária de professores e pesquisadores para a avaliação dos trabalhos submetidos ao evento;
  • Para participar como consultores, os participantes devem estar cadastrados no evento nas seguintes categorias: Docente, Pesquisador e Aluno de Doutorado;
  • Para participar, faça o seu cadastro no evento e assinale a opção “Consultor”. Caso você já esteja cadastrado no evento, ir em Acessar minha conta>Fazer o login>Minha conta> Alterar dados>Assinalar a opção “Consultor”;
  • As avaliações serão realizadas do período de 06/10/2023 à 30/10/2023. A média de trabalhos enviados para cada consultor varia de 5 a 10 trabalhos.;
  • Após a finalização do evento será concedido uma Certificação de Consultoria ad hoc.

 

Para realizar a avaliação dos trabalhos, siga os passos (a partir de 06/10/2023):
  • Acesse o site do evento: https://eac.pgsscogna.com.br/ e clique em >> Acessar Minha Conta;
  • Informe o e-mail e senha cadastrados;
  • Clique no Menu >> Avaliações >> Minhas Avaliações;
  • Verifique a lista com os títulos dos trabalhos para sua avaliação;
  • Selecione um trabalho e proceda a avaliação de acordo com os critérios estabelecidos;
  • Em cada item (9 itens) do resumo expandido pode ser atribuído nota de 0 a 10, totalizando pontuação máxima de 100;
  • Para o vídeo deve ser atribuído uma única nota, variando de 0 a 10; e
  • A nota final do trabalho é a média das duas avaliações (resumo expandido + vídeo).

 

Prazo de Avaliação: 30/10/2023

 

Aceite

  • A consulta dos trabalhos aceitos poderá ser realizada no site do Evento a partir de 03/11/2023, na área do autor.

Apresentação

  • O conteúdo dos trabalhos aceitos para apresentação (resumo expandido e o vídeo) estarão disponíveis no site do Evento;
  • Durante o Evento (06 a 10 de Novembro de 2023), a comunidade em geral poderá tirar dúvidas com os autores dos trabalhos por meio do ambiente de contatos web (comentários);
  • Os comentários enviados nos trabalhos devem ser respondidos, por pelo menos um dos autores, até dia 13/11/2023;
  • A Comissão Científica do Evento poderá validar alguns itens do trabalho por meio do ambiente de contatos web.

 

Publicação

  • Os trabalhos aceitos (resumo expandido) serão publicados no Anais do 26º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS.